8 motivos para contratar e-mail corporativo para seu negócio

Ler no Celular

Ter um e-mail corporativo para seu negócio é uma das maneiras mais viáveis de mostrar profissionalismo para seus clientes. Afinal, a identidade corporativa, aliada a um bom atendimento e um excelente produto ou serviço, também faz parte da construção de valor do seu negócio.

Porém, para quem não entende muito de ferramentas ou tecnologias, ter um e-mail atrelado ao nome da empresa pode parecer algo fora da realidade.

Mas isto não precisa ser um problema. Afinal, hoje em dia é muito simples de se obter um domínio personalizado e que agregue valor àquilo que você pretende comercializar. 

E vamos lhe dar alguns bons motivos para não deixar esse processo para mais tarde. Acompanhe!

1. Maior Credibilidade

O primeiro critério que podemos considerar como fator de excelência para contratar um e-mail corporativo para seu negócio é, claro, a credibilidade que ele passa. Isto quer dizer que uma empresa que não tenha um e-mail corporativo fará um trabalho ruim? Com certeza, não. 

Porém, conforme mencionamos anteriormente, o valor de um produto ou serviço está muito atrelado à imagem da empresa. Logo, quanto mais elementos você trouxer para melhorar e aprimorar a imagem do seu negócio, melhor.

Quer um exemplo? Pense na Apple. Esta é uma empresa de tecnologia que é referência no mercado por diversos motivos diferentes. Além do excelente produto e serviço, a empresa possui uma imagem que agrega muito valor ao preço dos produtos. Simplesmente por se tratar de Apple, o preço de um celular ou computador aumenta duas ou três vezes.

Este é o poder da credibilidade que, com gestos simples, pode representar uma imagem diferente da sua empresa no mercado.

2. Segurança

O segundo aspecto fundamental para quem contrata um e-mail corporativo e personalizado, para a empresa, é o fator “segurança”. Por mais que os e-mails convencionais, como Gmail ou Hotmail, sejam plataformas seguras para o usuário, saiba que você nunca terá o controle permanente desta segurança, como um e-mail corporativo pode oferecer.

Aqui, nenhuma informação será vendida ou utilizada para publicidade personalizada, você é o único detentor dessas informações.

3. Reputação do seu Domínio

O e-mail é uma ferramenta muito antiga. Uma das primeiras formas de troca de mensagens pela internet. E diferentemente de uma série de tecnologias que surgem e desaparecem em questão de meses, o e-mail é perene. E justamente por isso, ele traz uma carga de importância e relevância que pode ser ainda mais potencializada, com um domínio personalizado.

De maneira geral, outros provedores de e-mail (destinatários) darão mais importância e relevância para um domínio que tenha uma boa reputação. Voltamos, aqui, ao conceito de credibilidade e imagem da marca: quanto mais profissional todos estes aspectos forem, mais peso um simples e-mail terá.

E o mesmo acontece com os servidores de destino, ao enviar um e-mail, o servidor do destinatário fará essa verificação de credibilidade.

Poder contar com um ambiente dedicado apenas aos e-mails, garante uma entregabilidade muito superior em comparação com ambientes compartilhados, garantindo que seu e-mail seja entregue diretamente na caixa de entrada do destinatário.

4. Controle de Contas e Acessos

O controle de contas e acessos é uma das formas mais eficazes de manter uma base de e-mails preservada e organizada. Independentemente de como for a sua estrutura corporativa, saiba que manter os e-mails organizados e facilmente controlados, poderá poupar (e muito) seu tempo no futuro.

Afinal, você poderá limitar anexos, tipos de arquivos e até mesmo limitar uma quantidade de espaço para cada e-mail corporativo.

Esta é uma atitude simples, mas que pode fazer toda diferença no fluxo de trabalho e produtividade da sua empresa. Afinal, os e-mails também são uma ferramenta de trabalho. E quanto mais alinhada esta ferramenta estiver, melhor será o desempenho da equipe.

Como administrador, você terá controle dos níveis de acesso ao e-mail da empresa, podendo bloquear usuários por dia e hora; bloquear acessos por tipo de protocolo (imap, pop, smtp, webmail); e até mesmo a partir de um IP específico.

5. Auditoria: Monitore os E-mails dos seus Funcionários

O controle da auditoria é uma ação fundamental para obter a segurança fiscal das empresas.  Diversas formas e processos para otimizar as informações são feitas atualmente. Uma delas é através do acompanhamento por e-mail. 

Se você está buscando ter um controle maior sobre a conta de e-mail de seus funcionários, isto somente será possível a partir do momento que estas contas forem criadas em um ambiente corporativo. 

Ou seja, um servidor especializado ou uma plataforma que permita o manuseio em massa destas contas. Esta é uma maneira eficaz, inclusive, de manter a segurança da sua empresa sempre em dia.  

Principais Características

– Verificar comunicação com concorrente;
– Evitar perda de produtividade;
– Fazer cumprir a política de uso do email corporativo e limitar o abuso do email;
– Restringir trocas de arquivos de áudio, vídeo, executáveis, etc;
– Reduzir o risco de infrações legais ou de ações trabalhistas;
– Acompanhar e quantificar os resultados em tempo real;
– Relatórios detalhados de toda a atividade do email.

Todos esses benefícios estão alinhados a uma retenção de dados de até 5 Anos conforme o plano contratado.

6. Backups de Segurança

É bem possível que poucas pessoas acabam, de fato, pensando nisso. Principalmente quando se trata de e-mails. E talvez este seja um dos grandes recursos ao usar um e-mail corporativo.

Manter seus dados seguros e salvos é parte essencial para evitar a perda de informações. Sejam estas perdas acidentais, como exclusão de e-mails ou remoção de contas; ou até mesmo para casos de mal intencionados, onde o usuário por problemas internos resolve deletar todas as informações.

Com o backup você poderá armazenar com segurança os dados por até 5 anos.

7. Customização

E-mails empresariais são, também, uma forma de mostrar que a sua empresa se importa com a própria imagem. O simples fato de utilizar um domínio personalizado para enviar uma mensagem, é algo que pode fazer muita diferença.

Porém, há ainda a possibilidade de fazer a personalização destes e-mails, como forma de deixar tudo ainda mais bonito e agradável. Por exemplo, você poderá incluir uma assinatura de e-mail, um cabeçalho ou algum tipo de mensagem fixada, como alguma felicitação ou algum aviso importante.

Ainda, poderá customizar a interface do Webmail, tornando a utilização muito mais agradável para seus colaboradores.

8. Ambiente Multiplataforma

E por fim, uma das vantagens mais interessantes da utilização de e-mails corporativos para seu negócio: a utilização de duas plataformas de e-mail corporativo no mesmo domínio. Este não é um recurso comum, portanto, apenas empresas com um foco muito dedicado a e-mails acabam oferecendo, e a Alpes Data é uma dessas empresas. 

Nossa preocupação é entregar uma solução de e-mail corporativo baseada em uso, possibilitando diversificar contas com tecnologias diferentes em um mesmo domínio. 

Atualmente, podemos entregar contas de 5 até 200GB cada, sendo elas: IMAP PRO (conta de custo acessível) e Microsoft Exchange® (para contas que necessitam de sincronização multi-dispositivo através do activeSync).

Isso proporciona maior liberdade por parte do cliente, reduzindo custos de implantação e pagando apenas pelo uso exigido de cada conta/colaborador.

Se você está buscando uma solução de e-mail corporativo, com todos os recursos necessário para levar seu negócio ao outro nível, conte com a Alpes Data neste processo.

Compartilhe este conteúdo

Tags do conteúdo