Você já ouviu falar no Método Disney? Com certeza, todas as pessoas já ouviram falar sobre ele ou ainda do jeito Disney de encantar. Afinal, somente de pensar no mais incrível mundo que existe em Orlando já ficamos felizes e passamos a acreditar em magia.

Há mais de 60 anos, Walt Disney teve a incrível ideia de criar um parque temático como intuito de levar diversão para toda família. O resultado é o que vemos hoje: todo o mundo querendo ir aos seus parques pelo menos uma vez na vida. Mas você já se perguntou o motivo desse sucesso? Ou ainda, como a técnica pode ser útil em sua empresa?

É exatamente sobre isso que vamos te mostrar ao longo do texto. Portanto, continue acompanhando e saiba como o Método Disney pode ser aplicado em seu negócio. Boa leitura!

O Método Disney sendo aplicado em seu negócio

O case de sucesso da Disney já foi estudado por diversos empresários em todo mundo. Isso porque o livro aborda um conjunto de lições valiosas, além de mostrar os diferenciais da Disney. Conheça o Livro: O jeito Disney de encantar os clientes: Do atendimento excepcional ao nunca parar de crescer e acreditar.

Separamos 7 lições para você aplicar em seu negócio:

1. A arte de dizer não

Uma das coisas que a Disney faz de melhor é dizer não aos seus clientes. Sua grande especialidade é essa, mas de uma forma incrivelmente especial.

Por exemplo, dentro do parque, a segurança vem sempre em primeiro lugar. Portanto, há brinquedos que precisam de altura mínima para serem usados, o que não permite que algumas crianças entrem. Mas eles fazem isso de uma forma sutil, pois medem todas as crianças que estão na fila e quando uma delas descobre que não tem a altura permitida, é preciso dizer não.

No entanto, o não é dado de uma forma diferente. Quando essa situação acontece, um atendente preparado chega perto da criança e fala os motivos que ela não pode brincar. Porém, em seguida, entrega a ela um voucher de um brinquedo permitido para o seu tamanho. Método genial, não é mesmo? Portanto, saber dizer não de uma forma positiva é essencial!

2. Não há pergunta estúpida

Dentro do Método Disney, não há uma pergunta que o cliente faça que se torne estúpida ou óbvia demais. As pessoas são diferentes, portanto, a sua forma de entender também. O que é muito claro para você, para o seu cliente pode não ser.

Por isso, se o cliente tiver dúvidas, esclareça-as! É muito comum vermos as empresas usando termos técnicos para explicar uma situação ou como funciona um serviço. O cliente que é leigo no assunto não irá entender. Lembre-se: seu consumidor não deveria ter dúvidas, portanto, comunique-se de uma forma que seja entendida por todos.

3. Divirta-se no trabalho

Como entregar uma grande experiência ao seu cliente se os seus colaboradores não estão se divertindo? Afinal, o trabalho pode e deve ser um lugar agradável, além de animado.

Então, não tenha medo de ser mais despojado.

Além disso, a seriedade no trabalho não é sinônimo de falta de diversão. Na Disney, todos levam a sério o seu trabalho, mas estão sempre sorrindo e se divertindo. Pense nisso: a melhor forma de fazer com que a sua equipe proporcione uma boa experiência ao cliente é tratando bem a eles.

4. Método Disney: projete a cultura de atendimento da sua empresa

Você pode direcionar como será a cultura de atendimento da sua empresa. As empresas que têm sucesso são aquelas que planejam como será a sua cultura para atender o cliente.

Se você quer mudar a forma de atender o seu cliente, o ideal é que a sua equipe esteja em sintonia com a sua ideia. Lembre-se que a mudança de cultura ocorre de cima para baixo, ou seja, você deve dar o exemplo, mostrando como deve ser feito. Em seguida, treine todos os seus colaboradores.

Como o Método Disney pode ser aplicado no seu negócio

5. Crie UAUs dentro do seu negócio

Quem vai à Disney tem a sua disposição muitos UAUs, afinal, nada nos parques são padronizados. Por exemplo, o som do despertador no resort não é comum, mas o Mickey cantando. Percebeu a diferença?

Não é necessário trabalhar com entretenimento para oferecer ao seu público algo encantador. Ou seja, os UAUs. Pense: um grande diferencial pode ser um investimento caro, porém, pequenos UAUs são processos mais econômicos para proporcionar encantamento ao seu cliente.

6. Adeus atendimento robotizado

Um dos segredos do Método Disney é “alta tecnologia com alto toque humano”. Os parques desse universo encantado usam alta tecnologia, mas sempre com um toque de humanização.

Por exemplo, na Disney, ao entrar no parque você recebe uma pulseira que identifica o seu consumo. Mas o que o deveria ser uma simples pulseira é ao com colorido, com a imagem do Mickey, Pluto, Minnie e outros personagens.

Como a sua empresa pode usar a tecnologia, porém, sem perder a humanização do atendimento? Não deixe o contato humano se perder dentro do seu negócio.

7. Os detalhes falam alto

Pequenos detalhes fazem toda a diferença. Não somente no mundo empresarial, mas em todas as áreas. Como você já deve ter percebido, a Disney se preocupa em proporcionar ao seu cliente uma boa experiência.

Então, você se pergunta: como proporcionar grandes experiências com bons preços? Temos uma notícia para você: um bom preço é algo bem relativo, principalmente quando falamos de experiência.

Transmita a sua equipe a atenção aos detalhes, pois tudo fala bem alto. A cultura do “sempre foi assim” não deve ser algo predominante em seu negócio.

Conclusão

O Método Disney possui diversos aprendizados, mas o principal deles é mostrar que você, empreendedor, precisa assumir a responsabilidade dos erros e acertos. Além de aprender a tomar decisões difíceis e planejar como quer que o seu público seja tratado.

Encantar o cliente requer assumir uma postura diferente. Entenda que quando você começar a assumir as responsabilidades, vai virar o Rei Leão da sua empresa!