Mídia paga: Por que investir nessa possibilidade

Índice

A mídia paga pode ser um tabu para muitos empreendedores. Poucos sabem a respeito deste assunto, principalmente aqueles que acreditam ser algo extremamente caro ou fora de cogitação. Mas a verdade é que existem muitas possibilidades de mídia paga disponíveis no mercado.

O tamanho da sua empresa, quantidade de funcionários e até mesmo o faturamento anual não necessariamente precisam ser empecilhos para construir estratégias de marketing que sejam realmente lucrativas no médio e longo prazo.

E é justamente isso que vamos entender a partir de agora. Acompanhe o texto e saiba tudo sobre o assunto.

Mídia paga: Por que investir nessa possibilidade?

A mídia paga é uma das ferramentas disponíveis para quem busca potencializar uma marca, um produto, um serviço ou uma campanha de marketing. Afinal, é através dela que você poderá não só anunciar de forma segmentada, mas também, criar uma proximidade maior com quem possa vir a consumir seu anúncio.

Existem inúmeras vantagens em anunciar em mídia paga. Mas, ao mesmo tempo, é importante entender que somente o fato de pagar um veículo para mostrar um anúncio de sua empresa, não significa garantia de retorno. Ou seja, a mídia paga pode ajudar muito sua marca, mas não deve ser considerada como “salvadora” de forma isolada e avulsa. Isto é, é preciso ter muito planejamento estratégico por trás de todas ações baseadas em compra de mídia.

Neste caso, contar com uma agência especializada no assunto poderá fazer com que milhares de reais sejam economizados. E assim, tudo terá um potencial de retorno muito maior no médio e longo prazo. Vamos ver alguns desses potenciais de retornos?

Potencialização e aceleração de resultados

O primeiro critério que precisamos entender sobre mídia paga é a potencialização de resultados. Quando tudo é feito da forma correta, pensada e planejada, a aceleração de resultados pode ser incrivelmente grande. Principalmente se considerarmos aspectos digitais para a compra de mídia.

Fazer um anúncio pago será a forma com que a sua empresa será encontrada pelo seu público-alvo. E este é um ponto importantíssimo: anunciar em qualquer veículo pode ser muito negativo! 

Utilize a mídia paga como apoio as suas estratégias de marketing, ajudando alcançar seus resultados de forma mais acelerada. Reforce sua marca, gere leads, solicitações de orçamento ou pedido em sua loja virtual com mais assertividade.

A concorrência não toma sua frente

Anunciar em mídia paga faz com que você ou sua empresa apareçam, certo? Certíssimo! E este é um passo importantíssimo para as estratégias de diferenciação da concorrência. Talvez você já tenha ouvido aquela frase: “quem não é visto, não é lembrado”, não é mesmo? Pois bem, ela faz total sentido a partir deste ponto de vista.

Quanto mais você aparecer, mais as pessoas se lembrarão de você e maiores serão as chances de elas comprarem seu produto ou serviço. Por exemplo, quando você vê um comercial de margarina na TV, você não pega o carro no mesmo instante para ir ao mercado comprar aquela margarina, não é mesmo? De fato, pode parecer que, então, a propaganda não teve efeito. Mas a verdade é que ela teve um efeito enorme no seu inconsciente. 

Desta forma, quando você for ao mercado e precisar comprar margarina, comprará aquela que viu na propaganda, mesmo que no momento você não perceba.

Logo, quanto mais você anunciar, mais você estará na mente das pessoas.

É claro que este exemplo é baseado em um produto de consumo e anúncios de televisão. Mas mídia paga não se limita somente a isso, ok? Vamos entender melhor no próximo tópico. Acompanhe!

Mídia paga não se resume em TV

Este é um dilema que muitas pessoas enfrentam: associar mídia paga ou propaganda somente à televisão. Mas esta não é uma verdade. Muito pelo contrário! 

Hoje você pode anunciar seu produto, serviço, marca ou empresa em inúmeros canais diferentes de comunicação. E justamente por este motivo mencionamos, no início deste texto, a importância de contar com uma agência especializada no assunto. Afinal, é preciso encontrar o espaço certo, no momento certo, pelo valor justo e que poderá aproximar seu negócio dos os resultados esperados.

Além da TV, você pode comprar mídia paga em jornais, revistas, programas de rádio, mídia exterior (como outdoor), patrocínios e muitas outras formas. O segredo não está em encontrar a melhor mídia paga, mas sim, encontrar a melhor mídia paga para o seu negócio!

Controle sobre ações e Métricas

Aqui um ponto que somos realmente apaixonados, dados!

Atualmente, plataformas como Google, Facebook e Instagram, entregam painéis realmente completos, com uma infinidade de recursos para monitorar e acompanhar a performance de seus anúncios, nos ajudando a traçar novas estratégias com base nos dados.

Com o acompanhamento realizado através do Pixel, tagueamentos e eventos de conversões, podemos analisar de perto quais ações estão gerando melhores resultados, com isso, fica claro quando e como otimizar anúncios, públicos, posicionamentos e orçamentos.

Tenha o poder das informações e métricas ao seu favor.

Opções de mídia paga na internet

Como forma de exemplificação, vamos explorar um pouco mais o mundo digital, que é a especialidade da Alpes Data. Afinal, é por aqui que a atenção das pessoas estão neste momento. 

A internet oferece ferramentas incríveis para você atingir seu público-alvo de forma coerente e estratégica. Há dezenas de variáveis possíveis para construir um anúncio verdadeiramente vendedor. Seja nas redes sociais ou seja em sites específicos. Entenda melhor a seguir.

Google

Você sabia que pode anunciar sua empresa, inclusive, no Google? Pois é. Comprar mídia no Google é realmente uma grande vantagem para seu negócio! Funciona da seguinte forma: Quando alguém pesquisa um termo ou palavra-chave relacionada ao seu negócio, seu anúncio poderá aparecer entre os primeiros resultados da pesquisa, aumentando as chances de receber um cliente e consequentemente uma venda ou solicitação de orçamento.

Nos dia atuais, é um grande erro depender apenas de trafego orgânico (gratuito), a dificuldade atual é muito maior do que a 10 anos atrás, é preciso um grande esforço na criação de Conteúdos, acompanhamento de SEO e claro, tempo para que os resultados possam aparecer.

Isso não quer dizer que o SEO é perda de tempo, muito pelo contrário, devido as dificuldades, fazer um bom trabalho é mais que necessário.

Utilizar o Google ADS em conjunto com suas estratégias de marketing atual é uma forma poderosa de gerar resultados de forma acelerada e direcionada.

Estar no lugar certo, na hora certa e para as pessoas certas fará toda diferença no sucesso do seu negócio!

Vamos conhecer um pouco mais as possibilidades disponíveis através do Google ADS;

  • Rede de Pesquisa

Um dos buscadores mais utilizados em todo mundo, estima-se que bilhões de pesquisas são realizadas todos os meses.

A Rede de Pesquisa do Google funciona como um leilão, você poderá ofertar lances para palavras-chaves que sejam relevantes ao seu negócio, tendo a chance de competir igualmente com seus concorrentes, independente do porte.

Essa é uma rede altamente qualificada, afinal, o cliente já demonstra interesse no seu produto ou serviço, e isso aumenta em muito as chances dele vir a realizar alguma ação em seu site. Ser encontrado no momento que seu cliente procura por algo é um grande passo para conquistar e reter novos clientes.

Para fortalecer seus resultados com o Google, é importante escolher as palavras-chaves de forma inteligente e principalmente direcionar seu cliente para páginas relevantes com termo pesquisado.

  • Rede de Display

Sua empresa ainda pode aparecer em outros sites parceiros do Google através dos anúncios de display, que serão exibidos de acordo com a segmentação específica do seu público-alvo.

Com campanhas da Rede de Display, podemos segmentar clientes com base nos interesses e o que pesquisam frequentemente, podendo assim gerar anúncios gráficos e de texto que apresente sua marca/produto a este mesmo cliente enquanto ele navega em sites parceiros, portais de noticias, assiste vídeos no youtube ou usa algum aplicativo em seu celular.

Com a Rede de Display é possível criar anúncios mais interativos, mantendo a identidade visual da sua marca e fazendo uso de elementos visuais como fotos, vídeos, animações, botões e muito mais.

  • Remarketing

Outra estratégia com alto poder de conversão, é o Remarketing, podendo voltar atingir clientes que acessaram seu site dentro de um período de tempo configurável.

Imagine que um cliente acessou seu site, navegou por alguns produtos, conheceu alguns serviços e deixou seu site sem realizar uma ação, seja ela uma compra ou solicitação de orçamento. Com o Remarketing, poderemos usar a Rede de Display ou de Pesquisa para apresentar cupons de desconto, reforçar os benefícios de comprar com sua empresa e se manter presente durante o período de decisão do seu cliente.

O Remarketing é uma estratégia de grande impacto e deve se planejada com muito carinho, sem dúvidas uma opção muito poderosa para converter clientes indecisos.

  • Youtube

As pessoas passam horas assistindo vídeos à procura de informações, entretenimento e educação. Os anúncios de YouTube funcionam como comerciais de TV, de forma mais segmentada e assertiva. Seus anúncios podem aparecer no começo do vídeo, no meio, ou em intervalos determinados.

Com anúncios em Vídeo você poderá apresentar um conteúdo mais rico e interativo, vídeos são mais fáceis de serem consumidos e cria uma experiencia muito mais imersiva.

  • Shopping

O funcionamento do Google Shopping é bem simples. Basta, por exemplo, pesquisar no Google por “Macbook” ou qualquer outro produto;

Exemplo Anúncio Google Shopping

Você verá anúncios do Google Shopping em destaque, junto aos resultados patrocinados, contendo o nome, foto do produto, preço e a loja onde a oferta está disponível. Um forma muito útil e prática para o usuário encontrar que precisa.

O Grande diferencial dessa rede, além do destaque obtido é claro, é a possibilidade de uma apresentação muito mais visual, podendo o cliente visualizar uma foto e valor do produto antes mesmo de receber um clique. Com isso, seu cliente chegará até sua loja com um objetivo muito mais claro do que estava procurando. E este é um caminho de sucesso para aumentar a taxa de conversão em sua loja virtual.

Facebook e Instagram

As redes sociais são de graça? Até certo ponto, sim. Fazer o cadastro e levar sua marca para as redes sociais é relativamente fácil. Porém, é somente com anúncios que você conseguirá atingir sua audiência e encontrar seu público.

Hoje é possível comprar mídia paga de forma extremamente segmentada no Facebook ou Instagram. Você pode inserir centenas de dados para certificar-se de que seus anúncios estão sendo exibidos somente para quem deve vê-los.

Anunciar no Facebook e Instagram, tem um apelo visual bem forte e marcante, vamos usar como exemplo, o formato de carrossel;

facebook carrossel 123524672

Uma ótima opção para despertar desejo e apresentar mais informações sobre seu produto ou serviço. Neste formato, você poderá gerar grande atração, desejo e conhecimento sobre o que está ofertando.

Poder apresentar não apenas uma, mais até 10 imagens diferentes em formato de carrossel dentro do Facebook e Instagram, pode ser o fator de decisão para seu cliente comprar ou não, por isso, caprichar nas fotos e vídeos e criar títulos e descrições de acordo com sua Persona é um ponto chave para conquistar ainda mais seu cliente.

Claro, existem diversas estratégias disponíveis dentro do Facebook e Instagram, imagens em formato de carrossel é apenas uma. Conhecer a plataforma e traçar campanhas de acordo com cada objetivo esperado é essencial para obter os resultados desejados. É preciso validar e segmentar corretamente cada estratégia, posicionamento, públicos e interesses para garantir o sucesso da sua marca.

Bem, chegamos ao fim de mais um conteúdo explicando um pouco mais, de forma resumida as vantagens de comprar mídia e a potencialização que ela pode trazer para seu negócio. Conte com a Alpes Data para ajudar sua empresa neste processo!

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Este é um bom começo!

Você está a poucos passos de conquistar maiores resultados para seu negócio.