O que é cultura organizacional e qual a sua importância?

o que é cultura organizacional

Índice

A cultura organizacional é fundamental para que uma empresa funcione perfeitamente, motive seus colaboradores e marque a sua presença em seu mercado de atuação. Porém, ela deve ser implementada com cuidado e, sempre que possível atualizada. Afinal, os tempos mudam!

Normalmente, quando se implanta uma cultura dentro de uma empresa, os líderes estão em dois tipos de cenários: buscando fortalecer a cultura já existente ou desenvolver uma comunicação efetiva.

Independente do cenário que sua empresa se encontra, este material te ajudará a entender melhor sobre cultura organizacional. Portanto, continue acompanhando e saiba o que é cultura organizacional como fortalecer ou desenvolver a sua. Boa leitura.

Afinal, o que é cultura organizacional?

Chamamos de cultura organizacional tudo que é compartilhado em grupo. Sendo assim, é o conjunto de normas, crenças, valores comportamentais, hábitos, tradições, conhecimentos e experiência de todo o time que compõe uma empresa. Portanto, ela engloba todos os valores que são compartilhados entre os colaboradores, tornando uma instituição única.

Por ser algo que envolve toda equipe e a empresa como um todo, não é algo que pode ser implementado do dia para a noite. Porém, é um processo regular, constante e planejado estrategicamente.

Afinal, a cultura organizacional é o que difere uma empresa entre milhões de outras no mercado. É o que constrói a sua identidade, tornando possível a comunicação e total interação entre os seus membros. Além disso, ela auxilia os gestores em sua tomada de decisão para que a mesma seja coerente com a imagem que a empresa deseja passar.

Qual a importância da cultura organizacional?

Agora que você sabe o que é a cultura organizacional, deve compreender qual a sua importância. Uma empresa com valores bem definidos e comunicados de forma clara, aumenta o seu impacto positivo. Afinal, a liderança terá a confiança dos seus colaboradores, tornando o comportamento da equipe coerente com o que a empresa busca.

Sendo assim, a cultura organizacional transforma o ambiente empresarial, trazendo mais objetividade, sinergia e produtividade. Além disso, é importante citar benefícios como:

  • Crescimento da marca, pois ela é percebida como relevante, cuidando bem de sua equipe;
  • Retém talentos, uma vez que os colaboradores estão satisfeitos com o ambiente em que trabalham;
  • Contrata excelentes profissionais, pois esse tipo de cultura norteia de forma eficiente a seleção de novos colaboradores;
  • Engajamento dos colaboradores com a marca;
  • Aquisição de novos clientes.

Pensando em todas essas questões, podemos dizer que uma cultura organizacional bem estruturada impacta na saúde financeira de uma empresa. Afinal, ela gera economia para a instituição.

Cultura organizacional com planejamento estratégico

Ao desenvolver sua cultura organizacional com planejamento estratégico, uma empresa foca em três pontos fundamentais:

  • Missão;
  • Visão;
  • Valores.

Esses são os três pilares que uma empresa precisa para passar uma boa mensagem. Eles serão modelos para os seus colaboradores. Mais do que uma mensagem, os líderes devem ser exemplos, mostrando qual é o propósito da marca.

Missão 

Essa é a razão de ser de uma empresa. Portanto, é por esse propósito que todos trabalham. Qual é a missão do seu negócio?

Pensando nisso, ela deve ser a identidade da sua empresa, esclarecendo para os seus colaboradores qual é o seu negócio, de forma objetiva e clara. Além disso, é o dever que a sua marca se propõe a fazer pelo mundo.

Visão

Qual a visão de futuro da sua empresa? Aqui é você deixar claro aonde o seu negócio quer chegar. Nessa fase, os objetivos em longo prazo são traçados, orientando as ações e aspirações de um futuro. 

Sendo assim, é importante ter metas que sejam possíveis de serem alcançadas. Ser realista nesse momento é fundamental.

Valores

Depois de estabelecer a missão da sua empresa e saber aonde quer chegar, serão necessárias ações para colocar todo o planejamento em prática. São estratégias que devem ser compartilhadas com toda a equipe para que elas façam parte do dia a dia da empresa.

Os valores aqui são necessários para mostrar a todos quais as crenças e comportamentos que irão guiar a organização. Quando bem executadas, essas ideias passam pelo ambiente corporativo, deixando-o mais saudável.

4 tipos de cultura organizacional

Depois de compreender o que é cultura organizacional, vamos apresentar quatro modelos que podem ser implantados em sua empresa. Confira:

1.Cultura de pessoas

Aqui o foco são as pessoas, como o próprio nome já sugere. As empresas que adotam esse tipo de cultura planejam estratégias que valorizam sua equipe, todos os seus esforços, o crescimento dela e a integração.

2.Cultura de poder, papéis e hierarquia

Esse tipo de cultura organizacional preza pela hierarquia dentro de uma empresa. Portanto, a centralização é nos líderes para que haja a tomada de decisão. O foco central aqui é para a eficiência e precisão dos processos de produção.

3.Cultura de tarefas

A sua base é o comprometimento coletivo com os objetivos da empresa. Aqui, o foco dos colaboradores está em solucionar os problemas específicos com pequenas equipes especializadas em resolver tais demandas.

4.Cultura adaptativa

Aqui, a cultura organizacional é marcada por uma gestão descentralizada, com maior tomada de decisões. Portanto, novas ideias e a individualidade de cada membro da equipe são respeitadas.

Conclusão

A cultura organizacional da sua empresa deve transmitir a mensagem de como você quer que o seu negócio seja visto no mercado. De nada adianta fazer algo que não esteja de acordo com os seus valores, pois o gestor tem total influência na hora de estruturar essa cultura.

É essencial também que haja um ambiente agradável, mesmo em culturas hierárquicas, ter um bom clima dentro da empresa é fundamental. Tenha um layout atrativo e confortável, distribua as funções de acordo com as competências de cada colaborador, estimule sempre a interação e criatividade do seu pessoal.

Outro ponto importante: ofereça flexibilidade para que a sua equipe trabalhe com liberdade. Dessa forma, os processos criativos e produtivos costumam ser mais eficazes. 

Por fim, mas não menos importante, deixe bem claro qual é a missão, visão e valores da sua empresa. É necessário que todos compreendam esses pontos para que a empresa funcione perfeitamente.

Ficou alguma dúvida sobre o que é cultura organizacional?

Escrito por:
Paola Patricio

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