Entender o que é marketing digital não é mais um diferencial de uma empresa para outra. Hoje em dia, é praticamente obrigação entender sobre o assunto. Ou, ao menos, ter conhecimento o suficiente para que haja a delegação das atividades e do planejamento destas áreas.
E tudo isso ocorre por um motivo muito simples: Cada vez mais as pessoas estão conectadas na internet. Seja através de celulares ou computadores, elas estão online. Tudo muda muito rápido, claro. Mas, há uma certeza sobre este tema: muitas oportunidades são criadas neste ambiente.
E a pergunta é: você quer aproveitar estas oportunidades, ou quer ver sua concorrência passando na sua frente?
Neste texto, vamos entender melhor o que é marketing digital na prática, com 5 dicas de como implementar ainda hoje na sua empresa, serviço ou produto. Acompanhe!
O que é marketing digital?
Para entender o que é marketing digital, você precisa compreender, antes de mais nada, o que é marketing. Muito se confunde esta palavra com ações pontuais de vendas, promoções e anúncios em mídias externas. Mas a verdade é que marketing é muito mais do que um banner bonitinho na rede social.
Marketing é um plano passo a passo do que você precisa fazer para atingir um objetivo de vendas em determinado período de tempo.
E o marketing digital, então, surgiu como um braço do marketing convencional. Muitos acreditam que marketing digital seja criar uma rede social para a empresa e postar todo dia algum produto. Mas não é. Marketing digital é muito mais do que isso e exige, de quem o fizer, conhecimentos técnicos e teóricos a respeito do assunto.
A vantagem de fazer marketing digital
Conforme entendemos até aqui, o marketing digital nada mais é do que um braço do marketing convencional. Não há como separar uma coisa da outra: marketing é marketing. A diferença, é que algumas ações e estratégias possuem algumas vantagens quando comparadas com outras.
E o marketing digital, neste caso, é excelente deste ponto de vista, uma vez que ele possui centenas de vantagens para quem busca vender mais. O digital permite que, em poucos minutos, você coloque sua marca para aparecer na linha do tempo de milhões de pessoas. Ou ainda, fazer o seu produto aparecer no momento exato em que alguém pesquisa sobre ele.
Em que outro lugar isto seria possível, de maneira rápida e ágil, a ponto de mudar um anúncio com poucos cliques, caso ele não esteja indo bem? No ambiente offline, é praticamente impossível. E este é um dos principais charmes do marketing digital: você pode focar no que é importante, no que dá resultado de fato. E tudo através da internet, sem a necessidade de impressões, locações ou reservas de espaços publicitários com antecedência.
Vamos entender algumas dicas práticas de como você pode usufruir disso tudo. Acompanhe.
5 dicas de como aplicar marketing digital ainda hoje
Como vimos até aqui, marketing digital é um caminho de muitas oportunidades. Sua empresa, produto ou serviço na internet é sinônimo de alcance global, focado e extremamente concentrado em resultados.
Assim, partindo do ponto de vista que você pode alcançar quem você quiser, muitas dúvidas começam a surgir a respeito do que fazer, por onde seguir e como seguir.
Pois bem, com base nisso, separamos estas 5 dicas práticas que você pode aplicar ainda hoje. Ou, pelo menos, estruturá-las no papel. Veja só!
Tenha um planejamento objetivo com começo, meio e fim
Planejar é o princípio de tudo. E quando se fala sobre marketing digital, ainda mais. É fundamental que você saiba onde quer chegar.
E, mais do que isso, saiba por onde vai passar! Se você busca vender determinado produto, torne isso mais plausível: quantos produtos? Qual será o investimento? Qual a frequência das vendas? Quantas pessoas do seu público-alvo você precisa impactar para gerar uma venda?
Todas estas perguntas parecem difíceis de responder. Mas, ao longo do processo, você verá que as próprias ações gerarão as respostas, com base nas análises do que foi feito. Independente de qual for seu objetivo, planeje!
Foque em um nicho – Qual seu público-alvo?
A internet é um ambiente enorme. Há todos os tipos de pessoas. E este tipo de situação é positiva e negativa. Positiva, pelo fato de que há muitas pessoas para se alcançar. Negativa, pelo fato de que se você quiser falar com todas ao mesmo tempo, acaba não falando com ninguém.
Diferente de um outdoor na rua, um anúncio digital precisa ser entregue somente para as pessoas que estão no seu público-alvo. O que é ótimo, pois você só pagará para que as pessoas certas o vejam. Um outdoor na rua, você precisa pagar o valor independente se o seu público-alvo ver sua mensagem ou não.
E nossa dica, é: foque! Não queira falar com todo mundo. Foque no seu público-alvo. Quanto mais específico ele for, melhores serão seus resultados.
O que você prefere: falar com mil pessoas e fazer dez vendas, ou falar com cem pessoas e fazer as mesmas dez vendas? Obviamente, falar com cem pessoas. Gasta-se menos recursos e o retorno é maior. Na internet, quantidade não é qualidade. Números de curtidas ou seguidores não dizem muita coisa. Lembre-se disso.
Invista em anúncios pagos – Facebook, Instagram e Google Ads
A terceira dica, é investir em anúncios pagos. Diferente do que muita gente acha, as redes sociais não são de graça. Pelo menos, não para empresas. E está tudo bem nisso. Pois fazendo o marketing digital da forma certa, bons anúncios online podem render conversões incríveis para sua empresa.
Além de redes sociais, há também os anúncios no Google Ads. Neste caso, você investe na compra de palavras-chaves relevantes para seu negócio e, quando alguém pesquisar sobre o tema, sua empresa aparecerá no topo dos resultados do Google.
Por exemplo, se você comercializa linhas de nylon e comprar a palavra “linhas de nylon” no Google, toda vez que alguém pesquisar por este termo, encontrará sua empresa.
É encontrar a pessoa certa, no lugar certo, na hora certa!
Tenha um blog com conteúdo – Seu público começará a aparecer
Ter um blog é essencial nos dias de hoje. Através de um blog, você poderá escrever conteúdos como este que você está lendo aqui, para que as pessoas encontrem sua marca ou empresa.
Este é o marketing de conteúdo, que é quando você desenvolve um conteúdo para ajudar alguém a resolver determinado problema.
Vamos voltar ao exemplo das linhas de nylon. Se é este o produto que você vende, uma ideia de conteúdo para blog poderia ser: “como fazer a linha de nylon durar mais”.
Desta forma, sempre que alguém pesquisar sobre isso, irá encontrar sua empresa ensinando como fazer. É mais uma forma de atrair os potenciais clientes certos para seu negócio.
Analise os dados coletados e faça a roda girar novamente
E por fim, a análise de resultados. Este passo é importantíssimo, pois é aqui que você entenderá quais ações deram certo e quais deram errado. E as ferramentas digitais permitem que você mensure centenas de tipos de dados diferentes.
Com base nisso, você poderá fazer a roda girar de novo e, no médio e longo prazo, você terá ações e campanhas de marketing digital extremamente otimizadas e focadas na direção das conversões.
Se precisar de ajuda para desenvolver estratégias e ações para sua empresa no ambiente online, conte com a Alpes Data! Estamos aqui para tornar o marketing digital uma realidade de resultados para sua empresa.