O conteúdo de valor tornou-se a forma mais eficiente de vender produtos e serviços hoje em dia. Afinal, os hábitos de consumo mudaram e, primeiro, o cliente procura saber mais sobre o que pretende comprar antes de realmente fazer a sua aquisição.
Em função da internet e também das redes sociais, as empresas precisam transformar a sua forma de vender. As mudanças digitais foram e são essenciais para aumentar os lucros e se manter competitivo no mercado. Dessa forma, o marketing de conteúdo passou a ser um grande aliado para os negócios de todos os tamanhos.
Investir em conteúdo de valor é essencial para a sua empresa, independente do seu segmento de atuação. Por quê? É sobre isso que vamos falar a seguir. Continue acompanhando e entenda os motivos de adotar essa estratégia em seu negócio.
Afinal, o que é marketing de conteúdo?
Para você entender o que é conteúdo de valor, precisamos te falar o que é o marketing de conteúdo. Essa é uma estratégia que foca na criação e distribuição de textos que vão fazer a diferença na vida de quem está lendo. Ou seja, são conteúdos relevantes, gratuitos e que proporcionam conhecimento, a fim de atrair consumidores para um produto ou serviço.
O objetivo principal dessa estratégia é atrair o cliente por meio de conteúdos que podem mudar ou melhorar o comportamento do consumidor. Afinal, estamos em um mercado muito competitivo e, por isso, é importante destacar as vantagens de um produto ou serviço, mostrando seus diferenciais e falando os motivos que uma pessoa precisa ter tal item.
Por meio da personalização do conteúdo, é possível construir uma relação de confiança com os seus clientes e futuros compradores. Portanto, é uma forma da marca ser reconhecida positivamente!
Investindo em conteúdo de valor
Como dissemos, o segredo do marketing de conteúdo é construir valor para o seu público. Essa é uma estratégia eficiente para criar ou aumentar a sua audiência. Além de reforçar a necessidade que uma pessoa precisa do seu produto ou serviço.
A base de um mundo moderno é conteúdo de valor com informações relevantes. Afinal, o cliente deseja conhecer as empresas e entender como elas irão solucionar o seu problema.
Veja alguns motivos para você investir em conteúdo de valor:
É melhor do que estratégia de marketing tradicional
De acordo com um estudo da HubSpot, empresas que usam técnicas de inbound marketing tem um ROI maior do que as que não usam. Portanto, investir em um conteúdo de valor possui chances maiores e atinge patamares mais elevados do que aqueles que usam o marketing tradicional.
Possui baixo custo
O maior investimento para criar um conteúdo de valor é o tempo. Além de pessoas que gostem e estejam aptas para escrever textos que levem informações relevantes. Com um planejamento estratégico, é possível produzir bons conteúdos para blogs e sites. Mas que podem ser postados também nas redes sociais.
Você pode começar o seu marketing de conteúdo com custo zero. Afinal, a criação de um blog é gratuita, bem como perfis para redes sociais. Porém, para que o seu negócio cresça é preciso criar anúncios para divulgar o seus conteúdos para mais pessoas.
Faz a sua empresa se tornar uma autoridade
A produção de um conteúdo relevante é um diferencial para o público. Como dissemos, hoje em dia, antes de uma pessoa comprar algo ela procura informações sobre o produto ou serviço. Portanto, quanto mais conteúdo de valor tiver sobre o que você vende, melhor.
Isso porque a criação de conteúdos com informações relevantes mostra para o público o quanto você entende do assunto. Nos dias de hoje, as pessoas estão buscando por empresas que realmente dominem sua área de atuação. Portanto, ser mais ou menos não é mais uma opção.
Educa o mercado sobre o seu produto ou serviço
A estratégia de marketing de conteúdo permite que você crie uma relação mais próxima com o seu consumidor. Portanto, é sobre se conectar com aquela pessoa que precisa e deseja ter o seu produto ou serviço. O cliente deixa de ser simplesmente um número, ele passa a ser a sua prioridade.
Mas para que haja uma boa relação entre marca e consumidor é preciso que o usuário saiba o que é o seu produto ou serviço. Além dos seus diferenciais, vantagens e os reais motivos dele comprar com você e não com a concorrência. Aí entra o conteúdo de valor, para educar o seu lead e mostrar a ele tudo sobre o seu negócio e como você é o destaque do seu nicho.
Ao educar o seu cliente, você acaba se aproximando dele. Essa aproximação cria uma relação com o seu cliente e aquele que ainda vai comprar o seu produto ou serviço.
Conteúdo de valor veio para ficar
Foi-se o tempo em que investir em marketing de conteúdo fosse algo que não dava retorno. Afinal, o conteúdo de valor veio para ficar. Não é uma tendência passageira. Portanto, não há como negar que produzir textos relevantes é uma estratégia fundamental nos dias de hoje.
Atualmente, o cliente é visto como o centro de todo negócio. Por isso, lembre-se: a relação com o cliente não termina com a venda, é necessário continuar nutrindo esse consumidor para que ele seja fiel a sua marca e se torne um divulgador. Ou seja, faça aquele famoso marketing boca a boca.
Conseguiu entender a importância de investir em conteúdo de valor? Não sobre escrever um texto para blog ou redes sociais. É sobre levar informação de qualidade, que mostrem o seu diferencial, os benefícios que o cliente vai ter e construir uma relação entre marca e consumidor.
Faz sentido para você?