O que é DNS e para que serve?

Índice

Na prática, podemos dizer que o DNS nada mais é do que uma lista de nomes de domínio, capaz de fazer com que usuários encontrem uma página na web a partir desses nomes. 

Além disso, o DNS associa-se diretamente com a velocidade, segurança e estabilidade de um site. Para saber mais, acompanhe o nosso conteúdo de hoje. Vamos entender O que é DNS e para que serve;

O que é DNS?

O DNS (Domain Name System – Sistema de nomes de domínio, em português) pode ser compreendido como um registro de nomes de sites na web com seus respectivos endereços IP associados.

É este sistema que permite que ao querer acessar um site, não haja a necessidade de se digitar a sua combinação de números de IP, mas sim, apenas o seu nome de domínio.

Um exemplo mais próximo ao nosso cotidiano são os números que temos salvos em nosso celular. Se você quiser ligar para determinado número da sua lista de contatos, basta digitar o nome da pessoa e tocar em “ligar”. Aqui, o nome da pessoa poderia ser entendido como o domínio/nome e o número de telefone como o endereço IP.

Assim, o seu aparelho celular se encarregará de “ler” o código numérico e fará a discagem da chamada sem que você precise saber aquele número de cor. Podemos dizer, no entanto, que o DNS funciona de forma semelhante na internet. 

Para que serve o DNS?

Todos os sites da internet estão armazenados nos chamados “servidores”, que nada mais são do que máquinas especiais para este fim. São os chamados serviços de hospedagem de site.

Cada servidor, por sua vez, possui um único endereço que permite com que as pessoas consigam encontrar determinado site. Assim, todos os endereços na internet são formulados a partir de uma combinação entre um número de IP e um domínio associado a ele.

Assim, quando você digita um endereço URL de um site no seu navegador, ele é responsável por enviar uma requisição na rede, com o intuito de encontrar o respectivo IP do servidor que armazena aquela página. 

Essa solicitação é enviada ao provedor de acesso, repassando para o DNS. Logo, quando essa comunicação entre o navegador (seu computador) e o endereço IP (hospedagem do site) acontece, a página carrega e é possível visualizar todo o seu conteúdo normalmente.

Podemos assim dizer que o DNS pode ser entendido como um tipo de tradutor responsável por proporcionar a comunicação entre duas partes.

Quais são as vantagens de investir em um sistema de DNS premium?

Nas opções gratuitas, a arquitetura do sistema DNS é simples, garantindo uma menor segurança e performance. Em contrapartida, os sistemas Premium trazem diversas vantagens e mais robustez para o seu site. Veja quais são os benefícios:

– O DNS interfere na velocidade de abertura de um site: 
O processamento do sistema DNS interfere diretamente na agilidade e na comunicação com uma página da web. Por conta disso, está intimamente relacionado com a velocidade em que determinado site abre. E sabemos que quando um site demora muito para abrir, a tendência é que o usuário abandone a página. 

– Promove segurança contra ataques virtuais: 
A segurança do DNS é capaz de impedir que determinado site sofra ataques virtuais, promovendo mais proteção para usuários e empresas.

– Evita instabilidade de um endereço com servidores secundários: 
O DNS premium também auxilia diretamente na estabilidade de um site, mantendo-o no ar continuamente. Assim, quando houver uma falha em algum servidor em específico, a solução é conectar o acesso a uma outra máquina (servidor secundário), evitando a instabilidade de um endereço e mantendo-o sempre disponível para os usuários. 

– Mais robustez e segurança: 
Um sistema de DNS premium promove muito mais suporte e robustez para a sua página na web. A autenticação é feita em duas etapas, elevando a proteção do site. Além de haver todo o suporte, acompanhamento de relatórios e servidores secundários (responsáveis pela estabilidade do endereço).

Entendendo os Recursos Premium do DNS Anycast DDoS da Alpes Data

DNS gerenciado

Um provedor de DNS gerenciado permite que os usuários gerenciem seu tráfego de DNS usando nosso painel de controle baseado na web. Nossa missão é fornecer os melhores serviços de DNS do planeta. Com 29 Anycast Data Centers em 6 continentes, nenhum outro provedor de hospedagem DNS pode competir em preço, desempenho e ROI geral.

Infraestrutura baseada em nuvem

Nossa estrutura foi projetada para operar como um serviço de infraestrutura baseado em nuvem. Nosso sistema auto desenvolvido para sincronização e distribuição de dados permite que nossos clientes monitorem em tempo real o status das zonas DNS em cada local. Nossa infraestrutura sincroniza suas configurações simultaneamente em todos os POPs (pontos de presença), então nenhuma ação adicional é necessária de sua parte, uma vez que você configurou suas zonas.

Recursos e ferramentas profissionais

Fornecemos um grande número de recursos e ferramentas profissionais para DNS primário, secundário e reverso. Oferecemos suporte a todos os tipos de registros e configurações de DNS de que você precisa. Além disso, oferecemos encaminhamento de e-mail, encaminhamento pela Web, DNS dinâmico, estacionamento de domínio, API HTTP REST, estatísticas de DNS, compartilhamento de zona e muito mais.

DNS protegido por DDoS

Os ataques DDoS estão aumentando tanto em frequência quanto em gravidade. A proteção DDoS é um recurso obrigatório para o seu DNS. Estamos fornecendo DNS protegido contra DDoS e GeoDNS em um único serviço.

DNSSEC

DNSSEC é um recurso do Sistema de Nomes de Domínio (DNS) que autentica as respostas às pesquisas de nomes de domínio. Ele evita que os invasores manipulem ou envenenem as respostas às solicitações DNS. 

Garantia de Uptime do DNS

Garantia de Uptime de 100% uptime Service Level Agreement (SLA)

O DNS, contudo, é indispensável para estabelecer confiabilidade, desempenho, agilidade e segurança em um site da web. Por conta disso, é considerado fundamental para o funcionamento de toda a rede.

Compartilhe este conteúdo

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no twitter
Twitter